Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

Plástica Capilar - Tutanat

Recebi da Rishon a Plástica Capilar, da Tutanat, para testar. 
Na embalagem diz que é um sistema de reconstrução e tratamento, com alta carga de queratina, para fazer a blindagem, nutrição e o realinhamento dos fios.
Esse tratamento é indicado para cabelos coloridos, descoloridos, alisados, com progressiva, com permanente e danificados pelo uso de secador e modeladores.
O kit é composto por 6 produtos: shampoo antiresíduos, shampoo nutritivo, queratina de realinhamento, reconstrutor, blindagem e defrizante.
Na parte interna da embalagem vem a descrição do passo a passo do tratamento, que é extenso mas muito fácil de fazer. Basta ter um pouquinho de habilidade na aplicação e na finalização com a escova.


Passo 01: 
Shampoo Antiresíduos
- Tem pH 8.0 e a função é retirar os resíduos de produtos sem enxagüe e abrir as cutículas dos fios. Ele praticamente não faz espuma e, apesar de ser antiresíduos, não deixou os cabelos tão ásperos.

Passo 02: 
Shampoo Nutritivo
- Tem pH 7.0, para manter as cutículas abertas, e começa a injetar queratina e nutrientes nos fios. Ele faz uma espuma bem cremosa e abundante, que já começa a dar uma amaciada.


Passo 03: 
Queratina de Realinhamento
- Tem pH 0.7 e função de preencher os espaços nas cutículas danificadas, para realinhar os fios. Ela é hidrolizada e quaternizada. Antes de aplicar, é preciso secar bem o cabelo com uma toalha e/ou aquecer um pouco no secador. É extremamente líquida, então achei que a embalagem não é muito apropriada, pois acaba derramando mais produto do que deveria. Resolvi aplicar com a ajuda de pote e pincel, pra não desperdiçar, massageando mecha a mecha até formar uma espuminha. Depois de todas as mechas prontas, é preciso aquecer com o secador por 2 minutos.

Passo 04: 
Reconstrutor
- Ainda no pH 7.0, fixa a queratina na fibra, formando um "cimento" protetor e dando flexibilidade aos fios. Aplicado por cima da queratina, é um líquido um pouco mais denso e mais fácil de aplicar, mas ainda assim preferi usar o pincel.

Passo 05: 
Blindagem
- Já passa para o pH 4.0, para fechar as cutículas. É uma máscara que sela os componentes e hidrata os fios. É bem cremosa e fácil de aplicar, começa a amaciar logo na aplicação, mas tem o tempo de ação de 15 minutos em touca térmica ou papel alumínio. Depois é só enxaguar bem pra tirar completamente o produto, pois o que tinha que ser absorvido, já foi.

Passo 06: 
Defrizante
- Depois de secar com a toalha, é hora do último produto. Tem pH 3.5, pra manter as cutículas fechadas. Promove proteção térmica aos fios, durante a cauterização. Depois é preciso secar as mechas com secador, pra terminar de fixar todos os ativos com a ajuda do calor. O uso da chapinha é opcional, pois o calor do secador é suficiente pra finalizar o processo.

Ao final de toooda essa história, meus cabelos estavam incrivelmente macios e com aparência perfeita! Muito brilhantes e flexíveis, como se nunca tivessem passado por uma química.
Esse efeito de "cabelo novo" durou por alguns dias. Reapliquei a Plástica Capilar depois de duas semanas, e pretendo fazer dela o meu ritual mensal de salvação dos fios!


Nenhum comentário:

Postar um comentário