Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Como recuperar um cabelo realmente danificado

Então... Como vocês já devem saber, eu adoro mudar a cor do meu cabelo. Além disso, há alguns anos, eu fiz quase todos os tipos de escovas progressivas que existem, inclusive aquelas cheias de formol. Meu cabelo "pediu pra sair", não aguentou a pressão, então eu resolvi abrir mão das progressivas e comecei a investir em produtos de qualidade (leia-se mais caros). Isso foi muito antes do Cabelos em Teste existir. Abri mão das madeixas lisas e abracei as ondas, mas com muito trato.
De lá pra cá meu cabelo já cresceu bastante, mas ainda tenho alguns centímetros remanescentes da época das escovas. Mudo muito a cor e textura, mas quanto ao comprimento eu não consigo "me ver" de cabelo curto, então esse é o fator que me leva a não cortar radicalmente e me livrar do problema.
Aí vocês imaginam: cabelo com progressiva de formol, com tinta, com secador e babyliss, com descoloração = BOMBA! É isso mesmo. A sorte é que eu tenho muita paciência e boa vontade, vivo tratando esse cabelo pra ele não me abandonar de vez!
Recentemente eu estava bem loira graças a muita tintura e banho de brilho. Desisti por rasões óbvias, já que não aguentava mais ter que me preocupar com a cor da raiz o tempo todo. Então fui a um salão e escureci a raiz e comprimento com tinta no tom loiro escuro, descolori as pontas e tonalizei pra dar o tom acinzentado. Tudo feito com produtos de extrema qualidade (é lógico que eu estava de olho), com ótimos profissionais e salão de confiança. Antes desse processo, eu hidratei meu cabelo com Absolut Repair em casa, pra dar uma força. Porém, apesar de todo esse cuidado, meu cabelo não aguentou e começou a "chicletar" nas partes loiras, que é esticar e partir (como um chiclete mesmo).
Se isso alguma vez acontecer com você, não se desespere! Simplesmente pare de pentear ou passar a mão, já que isso só vai quebrar mais o cabelo, e dê uma bomba de hidratação nele! Isso deve normalizar o pH do cabelo e parar com o processo da quebra.
Como eu estou de férias e tenho todo um arsenal de guerra capilar em casa, passei a hidratar o cabelo em absolutamente todas as lavagens. E com produtos alternados. Cada dia foi uma máscara diferente e sempre caprichando no leave in.
Resultado: o cabelo está visivelmente recuperado e muito macio.
Então o negócio é realmente investir em produtos bons e montar seu arsenal em casa para momentos difíceis como esse. Máscaras e ampolas principalmente.
Nosso blog está cheio de dicas muito legais que vocês podem aproveitar. Porém há um fato que não pode ser negado: cada produto tem uma função e cada linha tem uma forma de agir. E como você sabe qual a melhor pro seu cabelo naquele momento? Experimentando! Lendo atentamente as embalagens pra identificar o que é mais adequado. Quem faz maluquices no cabelo, como eu, precisa ter variedade de produtos com diferentes funções em casa: hidratar, suavizar, reestruturar, fortificar... E, acima de tudo, é preciso ter paciência. Nenhum cabelo fica perfeito de uma hora pra outra. Dedique-se a ele e ele responderá aos seus cuidados.
É isso.
P.S.:O texto ficou muito maior do que eu imaginava inicialmente, mas espero ter conseguido passar o recado direitinho.

14 comentários:

  1. Ei não desanima não!!!
    Tem um produtinho da Schwarzkopf o Repair Rescue Sealed Ends. Ele é fantástico para cabelos detonadões!!!
    Testa e me conta!!!
    Bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Eu já estraguei muito meu cabelo, também!
    Agora eu aprendi que não adianta ir atrás do mais barato, tem que ser o mais eficiente e se possível, menos agressivo.


    BJs

    ResponderExcluir
  3. Paula, pode ter certeza que não desanimo! O blog foi feito justamente pra compartinhar idéias e informações com outras pessoas que também se interessam pelo tema.
    Obrigada pela dica! Vou incluir esse produto na minha lista de próximas aquisições para testes. Bjão!
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Marina,qual o seu salão de confiança?Gostaria que você recomendasse um bom colorista.Ah,parabéns pelo blog...cheio de dicas bacanas para nós,mulheres eternamente inconformadas com nossos cabelos e a caça de bons produtos com preços "amigos".bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi "Anônima"! Eu não tenho muito o costume de ir em salões regularmente, apenas para cortar mesmo. Todas as minhas tinturas eu fazia em casa. Mas como dessa vez era algo mais complexo, achei melhor deixar na mão de um profissional. Você é de Recife?
    Bjão!
    Marina

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post, também estou em uma fase de recuperação capilar e meu cabelo melhorou muito (em nove meses de dedicação) e espero que fique ainda melhor......bjs!

    ResponderExcluir
  7. oi, parabéns pelo blog, adorei... bom me identifiquei e muito com tudo o que você descreveu...pinto o meu cabelo a 15 anos e antes de engravidar meu cabelo estava horrível e detonado não crescia nem com reza. Depois da gravidez meu cabelo ficou ótimo, bem grosso... agora 2 anos depois ele estava bom até um mês atrás...simplesmente está horrível desde a u´ltima vez que pintei..
    Faço mechas loiras e ás vezes faço descoloração na raiz também mas geralmente a raíz eu pinto e uso o tonalizante para chegar a melhor cor, qndo falo eu é no salão né :) Bom gostaria de uma sugestão de produtos pois o meu cabelo é comprido e está aquele fio só no comprimento de tão quebrado, perdi aquele cabelo grosso que eu tinha e estou desesperada pois vou tirar as minhas fotos da formatura no fim de agosto e não sei o que fazer, cada pessoa dá uma sugestão mas prefiro a de alguém que já usou e conhece os melhores produtos, agradeço e muito se puder me ajudar. bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Michele! Que bom que você gostou do blog! :)
    Você já experimentou a linha Force Vector, da L'oreal Professionel? Eu nunca usei, mas uma amiga estava com os cabelos enfraquecidos, usou a linha completa e hoje o cabelo dela está perfeito!
    Com relação ao quebrado, infelizmente, a única solução é cortar pra dar mais corpo ao cabelo. No dia das suas fotos, faz um babyliss largo bem caprichado que você vai arrasar! Nessas ocasiões geralmente as pessoas escovam o cabelo, então fica todo mundo muito parecido, não acha?
    Antes de pintar ou descolorir o cabelo, dá uma hidratação bem forte, em casa ou no salão, pra deixar o cabelo mais resistente. Isso ajuda.
    Fizemos resenhas sobre um moooonte de produtos legais aqui no blog. Dá uma pesquisada e, qualquer dúvida, é só perguntar!!
    Bjão!
    Marina

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela dica, já estou pesquisando tudo no blog...vou a Rivera essa semana e pretendo comprar vários produtos por lá. bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog, gostei muito do jeito que você escreve! Acessei pela primeira vez hoje e já esá nos meus favoritos, haha.
    Outros cuidados com saúde e beleza são realmente importantes, mas cabelo... hm.... acho que tá no dna da brasileira cuidar do cabelo!
    Continue assim =*

    Pam

    ResponderExcluir
  11. Pam, eu simplesmente amei seu comentário! Muito obrigada mesmo!
    Bjão!
    Marina

    ResponderExcluir
  12. eu queria ver seu arsenal de guerra..rs puxa eu não consigo comentar com meu perfil do google em nenhum blogger,vai anonimous mesmo...

    ResponderExcluir
  13. Oi Michele. Amei o post!
    Estou passando por um momento desesperador. Sou ansiosa e, sempre que chego no ápice do desespero meu cabelo paga o pato: corto, pinto #e bordo com ele, mas dessa vez eu vacilei feio. Faço progressiva ha alguns anos e depois de fevereiro desse ano parei de fazê-la. Uma amiga minha usa Henê nos cabelos há uns 6 anos e seu cabelo é lindo. Passei henê nos meus cabelos uma única vez, há um mês +/- e agora ele não pára de quebrar. Tem fios de todos os tamanhos. O que eu faço para amenizar o estrago? Tenho hidratado duas vezes por semana com produtos diferentes, não tenho usado secador nem prancha. Me dá um help??? Bjos

    ResponderExcluir
  14. Estou com um pote de 500 gramas de absolut repair usei pela segunda vez ontem, não funcionou piorou meu cabelo, não server para meu tipo de cabelo, agora meu cabelo está mais armado e os fios que já estavam fragilizados estão quebrando eu passo a mão e os fios parecem que vão estourando, vou deixar para minha irmã usar, outra coisa, ácido lático e usado também em peeling e para clarear manchas de pele, então como meu cabelo e fino e fraco ele deve dar essa descamação fazendo o meu tipo de cabelo quebrar, se eu tivesse um cabelo grosso eu acho que ía ser maravilhoso, agora cabelo fino e fraco não deve aguentar mesmo, viajei na compra, deveria ter me atentado ao ácido lático, ( tipo do meu cabelo fino quebradiço encaracolado igual cabelo ralinho de bebe e muito fraco e genética mesmo) qualquer produto que eu uso quebra ele todo.

    ResponderExcluir