Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

pH dos Cabelos


Muitas leitoras nos perguntaram o que é o pH dos cabelos, e porque ele é tão importante para a saúde dos mesmos. Vou tentar explicar agora ;)

Segundo a Wikipédia,

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

Bom, agora vou tentar dar uma explicação mais clara hehehe


O pH (que significa potencial hidrogeniônico), nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou de alcalinidade. A variação é a seguinte: de 0 a 6,9 ácido, 7 neutro e de 7 a 14 é básico ou alcalino.
O pH alcalino é utilizado para que as escamas dos cabelos se abram. Por exemplo, as químicas usadas para transformar os cabelos são alcalinas. O pH alto danifica o cabelo (causa aspereza e ressecamento). É muito importante utilizar produtos de pH mais ácido (baixos) depois das químicas, porque ele ajuda a fechar as cutículas.
Existem produtos no mercado que tem a função de normalizar o pH dos fios, um deles é o Herbier da LeCliqué, já testado por nós.
Outra coisa que vale ressaltar é a utilização de produtos sempre da mesma linha. O shampoo ideal tem o pH por volta de 5 (por que é como nosso couro cabeludo). Já a máscara ou o condicionador devem ter o pH em torno de 4 (sempre menor que o do shampoo). Usando uma linha única linha de produtos, você tem certeza de que ele realmente irá fechar as escamas do cabelo, deixando um aspecto saudável.

Bom, é isso, muitos produtos informam o pH nas embalagens! Fiquem de olho!

3 comentários:

  1. Eba mais dicas e novidades.
    Bjus
    www.cantinhodimulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Flor,
    Até onde eu sei, do meu curso de cabelo do Senac o Ph do cabelo é neutro,já o Ph do couro cabeluso é ,como o da pele,ligeiramente ácido.Mas tudo o que você falou está certíssimo e eu assino embaixo.
    Há 20 anos quando fiz meu curso de cabelo acredtava-se que os shampoos deveriam ser neutros,mas eu já utilizava um truque de colocar um pouquinho de "vinagre" ou ácido acético depois da tintura.
    Graças á Deus hoje já existem vários shampoos ligeiramente ácidos para utilizar depois de procedimentos químicosde PH básicos.
    Muito boa a sua postagem .Arrazou!
    www.penelopebeolchi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Penélope, sim, as informações estão corretas (pedi até pra uma técnica amiga da gente corrigir antes) hehehe
    bjos

    ResponderExcluir